top of page

Dia das Mães e as conversas difíceis que precisamos ter.


ree

Eu mal me lembro do meu primeiro Dia das Mães… estava no auge do puerpério, em pleno confinamento da pandemia. Mas há algo de que me lembro muito bem: a sensação de não ser reconhecida pelo imenso trabalho que eu vinha fazendo como mãe.


Sendo bem honesta, não me recordo exatamente o que causou essa sensação. O Henrique certamente fez algo especial (provavelmente um café da manhã), porque ele sempre fez questão de comemorar datas importantes. Mas, ainda assim, eu senti que não era suficiente diante de tudo o que eu estava entregando.


No meu mundinho, emocionalmente isolada, lidei muito mal com isso. Em algum momento, porém, percebi que eu precisava que as pessoas ao meu redor enxergassem os meus esforços — mesmo que isso me obrigasse a ser mais sincera, direta e a encarar conversas difíceis para ajustar o nosso relacionamento.


Com o tempo, o Henrique entendeu. E provavelmente isso não aconteceu durante uma briga, mas sim numa conversa sincera e difícil. Desde então, eu me lembro de cada Dia das Mães — uns melhores que outros — mas todos marcados por muito esforço e carinho, visíveis nos presentes atenciosos, cafés da manhã especiais e cartas amorosas.


ree

Mas a lição mais importante que eu aprendi foi: só é óbvio aquilo que é dito.


Num mundo onde as expectativas ficam guardadas apenas no nosso coração, falar sobre elas é o único caminho para sair da frustração.


Quantas de nós, que não recebemos reconhecimento no domingo de Dia das Mães, realmente dissemos o quanto isso era importante? Eu entendo: eles deveriam perceber sozinhos. Mas, se não percebem, devemos nos conformar? Eu acredito que não. Precisamos sair do automático de facilitar a vida dos adultos ao nosso redor em detrimento das nossas próprias vontades.


Espero, de coração, que, se o seu Dia das Mães foi marcado por frustração e falta de reconhecimento, você encontre coragem para ter aquela conversa difícil — e para exigir o reconhecimento que você merece.

Comentários


bottom of page